quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A senhora louca chamada "Psicologia"!!!


Depois de 500 anos de história, o Brasil ganhou uma tal de psicologia... a dita ciência do futuro que iria revolucionar a maneira como pensamos o mundo e a nós mesmos. Bom, não é bem assim, pois a psicologia não pode ter essa pretensão de querer mudar o mundo. Afinal o mundo que mude por si só. Mas se é assim então porque precisamos da psicologia?

Psicólogo não receita "remédio", não trata de nada que seja palpável, e nem sequer dá pra dizer o que o psicólogo está tratando, pois as ditas "doenças" no campo da psicologia tem outros nomes, como por exemplo, síndrome, transtorno, trauma e etc... ou seja, muito complicado e não quer dizer nada para o leigo.
Tem ainda a questão de que as ditas "doenças psicológicas" não tem remédio (leia-se cura) prescrito e aprovado, pois cada paciente é muito diferente um do outro, e talvez o que de resultado para 10 pacientes, não faça o mínimo efeito para outros 10. Sem falar que a teoria da causa e efeito de Descartes, não quer dizer nada para um psicólogo, pois os psicólogos que tem juízo suficiente já descartaram as ideias cartesianas, mecanicistas, lineares e até estruturalistas, pois já ficou bastante claro para muitos que o problema da psicologia não pode ser resolvido de formas tão diretas e simplistas, levando-se em consideração que o ser humano é um ente complexo, de subjetividade, cuja soma das partes não representa o todo, e que só pode ser compreendido, ainda que superficialmente de uma forma integrada, sistêmica, com avaliações (veja que eu usei a palavra avaliação, que sugere que algo será avaliado com o peso da avaliação de outro sujeito)  mais analíticas que quantitativas,  ou mais profundas que superficiais.
Já para os catedráticos o principal "passa tempo" em psicologia é teorizar coisas maravilhosas sobre o objeto da psicologia, sobre as viagens  de uns e de outros, "mas a ciência é assim", dizem eles em altos brados do topo de suas torres de marfim onde se refugiaram, talvez para não dividir o poder. Já para nós réliz mortais, cabe a conformidade, a normalidade e a saúde que os velhos da torre de marfim nos fazem portadores, como se fôssemos aquelas vitimas pequeninas das crianças que acabam de descobrir como se faz para esturricar formigas com uma lupa ao sol. Talvez por isso seja direito exclusivo dos psicólogos a aplicação de testes psicológicos, pois no final é a ÚNICA coisa que tem um psicólogo de concreto em sua avaliação é o tal teste psicológico.
Ridículo é aceitar que isso só é assim por conta de uma instituição de classe que cobra e fiscaliza, mas por outro lado não faz mais nada além disso, pois se fizesse, psicólogo não precisaria de um sindicado que o defendesse de sua própria instituição de classe. Salvo engano, parece que tudo isso é muito surreal, ilógico, estranho, descabido, horrível, pavoroso, e etc... e deve ser por isso que em 50 anos de psicologia no Brasil, ninguém, nem a classe médica leva a sério a senhora louca e senil chamada "Psicologia".
Pior de tudo é saber que alguém ainda pode querer me punir por dizer a verdade!!!
Fica o alerta aos que pretendem ingressar nessa carreira, "não se façam de rogados, esse é o futuro que os aguarda", um tipo de sacerdócio do poder de Isis, pouco valorizado e que cobra altos impostos, seja na forma de esforço para crescer, seja por tentar vencer as dificuldades do dia a dia da profissão, seja por ter que se conformar, pois nada irá mudar, a não ser que você mude.
Sendo assim envio meus carinhos e afetos aos colegas, pedindo que mais uma vez não se calem, pois não merecemos o desprezo da sociedade que ajudamos a construir com tanto esforço e dedicação. Outros até podem questionar dizendo: "Não somos desprezados, somos?". Mas pergunte a um psicólogo que trabalha em qualquer cidade média ou grande do estado de São Paulo e que recebe pacientes de um convênio médico ou do SUS, quanto ele ganha e você logo vai notar que existe um certo problema monetário no exercício da profissão de psicólogo. E também vai notar que isso só é assim, pois os próprios psicólogos e psicólogas se submetem a ganhar uma miséria e não percebem que fazendo assim eles desvalorizam a própria profissão ... !


Não se engane! Não se iluda! Não se venda tão barato, ser psicólogo custa caro!



Alguns poucos moucos e estranhos podem ainda argumentar, "mas é por amor à profissão", então digo a vocês:  SE É ASSIM MELHOR ATENDER DE GRAÇA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário